O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS E PRÁTICAS EM SAÚDE (ProTPS) – Mestrado Profissional – tem como macro objetivo a formação de enfermeiros e outros profissionais de saúde qualificados para a prática profissional inovadora e transformadora em distintos cenários de atuação, especialmente das regiões da Baixada Litorânea, Norte e Serrana do estado do Rio de Janeiro.
Os objetivos específicos do ProTPS:
1. Qualificar enfermeiros e outros profissionais de saúde, na modalidade Mestrado Profissional, com capacidade crítica e reflexiva visando a construção da integralidade do cuidado em distintos cenários de atuação, a partir das necessidades em saúde da população e dos problemas identificados na prática profissional;
2. Produzir e transferir conhecimentos inovadores baseados em boas práticas que melhorem a qualidade da gestão, do ensino e da atenção à saúde por meio de tecnologias, inovações e práticas empreendedoras em saúde, visando essencialmente o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) a nível local, regional e nacional.
3. Contribuir para a consolidação da integração entre a universidade e os serviços nos diferentes níveis de atenção à saúde e entre as diferentes profissões da área da saúde em prol de melhorias nos indicadores de saúde da população brasileira.
A missão do ProTPS: Qualificar enfermeiros e outros profissionais de saúde, na modalidade Mestrado Profissional, capazes de produzir, consumir e aplicar evidências científicas inovadoras que transformem e melhorem as práticas em saúde nos diferentes níveis de atenção, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas e inovações tecnológicas que melhorem a qualidade de vida da população.
A visão do ProTPS: Tornar-se referência regional, nacional e internacional no desenvolvimento de pesquisas científicas e na geração de conhecimentos inovadores baseados em boas práticas que melhorem a qualidade da gestão, do ensino e da atenção à saúde por meio de tecnologias, inovações e práticas empreendedoras em saúde.
Valores gerados: 1) Na formação acadêmica: Interdisciplinaridade; Empregabilidade; Empreendedorismo; Interiorização; Autonomia; Ética; Legalidade. 2) Na Pesquisa: Desenvolvimento; Qualidade; Cooperativismo; Excelência; Divulgação; Internacionalização. 3) Na Inovação e Transferência de Conhecimento: Inovação; Integração; Interatividade; Resolutividade; Produtos tecnológicos. 4) Na sociedade: Humanização; Integralidade do cuidado; Qualidade de vida; Equidade; Justiça social.